Universidade Popular dos Movimentos Sociais

Roda de Conversa da UPMS

Canal da UPMS no Facebook: https://www.facebook.com/upms.oficinas

Canal da Teia de Saberes e práticas no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC-yWO9s9VWCz8b4nyeldxvA

As populações do campo, floresta e das águas formam um grupo socialmente vulnerável para a pandemia da COVID 19, mas também possuem diversos saberes e práticas desconsiderados pela Ciência Moderna e pelo Estado brasileiro, fundamentais para a defesa da vida nesse momento.

Essa roda de conversa promove um encontro histórico começando por uma sábia pescadora da Ilha de Maré na Bahia - Eliete Paraguassu - mulher, quilombola do Movimento de Pescadores e Pescadoras - MPP e uma das líderes na luta pela defesa desta Ilha ameaçada pela contaminação ambiental gerada pelo Porto de Aratu . Eliete representa a luta anticapitalista, antipatriarcal e antiracista.

Nessa roda de saberes entra - Carlos Rodrigues Brandão, professor, escritor e Educador Popular - uma referência histórica brasileira que dialoga com o pensamento de Paulo Freire nos processos de geração do conhecimento como a Pesquisa Participante e se soma para nos inspirar para pensar formas mais participativas, amorosas e emancipatórias de produção de saberes transformadores.

E como um intelectual de retaguarda - Boaventura de Sousa Santos professor catedrático da Universidade de Coimbra, mas aqui sobretudo, como um dos idealizadores da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) , irá fazer as pontes com essas vozes e pensamentos na perspectiva de como a Ecologia de Saberes pode ajudar para enfrentarmos essa pandemia e apontar para uma utopia necessária em tempos tão sombrios

Fernando Carneiro, pesquisador da Fiocruz do Ceará, do Observatório de Saúde das Populacões do Campo Floresta e das Águas (Obteia) e da UPMS* será o mediador dessa conversa acreditando que esse encontro gere um legado para inspirar pesquisas e novas práticas de Vigilância de nossa saúde...que na atual realidade precisa ser mais popular e transformadora para a defesa da vida.

O encontro será realizado no dia 27 de maio de 2020, de 14:00 as 16:00 horas e transmitido simultaneamente pelos canais da UPMS no Facebook e da Teia de Saberes e práticas no Youtube.

UNIVERSIDADE POPULAR DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Espaço de memória da UPMS
Rua Sete de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega - Centro Histórico - Porto
Alegre - RS - CEP: 90010-191.
(junto ao Memorial do Fórum Social Mundial)
Correio Eletrônico: upms.mail@gmail.comv Skype: upms2012

UNIVERSIDADE POPULAR DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Espaço de memória da UPMS
Rua Sete de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega - Centro Histórico - Porto
Alegre - RS - CEP: 90010-191.
(junto ao Memorial do Fórum Social Mundial)
Correio Eletrônico: upms.mail@gmail.comv Skype: upms2012